domingo, 9 de dezembro de 2007

Multiculturalidade

Como já tivemos ocasião de referir, o projecto da sala do grupo dos 5 anos inclui o tema "multiculturalidade".
O objectivo da abordagem desta temática é o de incentivar nas crianças o desenvolvimento de atitudes democráticas, nomeadamente a aceitação de outras culturas, etnias, raças e tradições diferentes das nossas.
Assim, e cumprindo a promossa do nosso amigo "Miguel", o grupo recebeu a visita de outra amiga imaginária "a Sali", uma menina africana, que o "Miguel" tinha visitado aquando da sua ida a Angola. Esta personagem, tipicamente africana, cativou de imediato todo o grupo por ser diferente na cor da tez, no traje e na linguagem. Desde logo as crianças se interessaram por saber de onde vinha a "Sali", como era o seu país, o que mais gostava de fazer e quais os seus hábitos e costumes.
Com esta visita, o grupo ficou a conhecer um novo continente, África, e um país, Angola, a que uma menina do grupo se costumava referir muitas vezes porque tem o pai lá a trabalhar!
Deste modo, o grupo aprendeu algumas palavras em crioulo, ficou a conhecer como eram os trajes, a habitação autóctone (a cubata), a gastronomia, os animais e até as brincadeiras tradicionais, que são muito diferentes das suas.
As crianças compreenderam que a maior parte dos meninos africanos não têm a mesma facilidade de vida que elas têm e que dão muito valor ao que a natureza lhes dá.
Como agradecimento por terem sido tão atenciosos, a "Sali" dançou uma dança típica do seu país e propôs a pintura de máscaras africanas.



1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns à Educadora Carla pelo trabalho maravilhoso que tem vindo a desenvolver com estas crianças (desde os 3 anos).

A "Multiculturalidade" é um tema muito cativante e está a ser muito bem trabalhado. Eles estão a adorar e nós a aplaudir!

Continue assim! As nossas crianças ficar-lhe-ão gratas para a vida.