domingo, 16 de dezembro de 2007

Jogo tradicional - o rapa

No âmbito da aprendizagem do fonema/ grafema “R”, os alunos do 1º ano depararam-se várias vezes com a palavra rapa a legendar o que parecia ser um pião.
Dada a natural curiosidade sobre o verdadeiro nome deste “pião” e da sua utilidade, as crianças levaram como trabalho de casa fazerem uma pesquisa sobre o jogo do rapa e suas regras, em colaboração com a família (pais e avós).
Para além do aspecto lúdico do jogo, pretendia-se não só enfatizar a letra inicial da palavra (r) como também trabalhar as operações utilizando os números até 10.
Na sequência do trabalho de casa, foi possível todos aprenderem a jogar o rapa utilizando feijões para o efeito. Decidimos, então, tirar partido da curiosidade e entusiasmo da turma face à novidade deste jogo e aproveitámos para trabalhar a noção de quantidade, contagem e operações. À medida que o jogo avançava, sempre que tiravam, deixavam, punham ou “rapavam” os feijões do centro da mesa, os alunos iam registando, numa folha, os resultados obtidos.


Como esta actividade cativou o interesse de todos os alunos e se revelou muito divertida, a turma do 1º ano sugere que, na noite de Natal, as pessoas joguem em família este jogo só que, desta vez, utilizando pinhões, como é da tradição.
Para todos votos de Boas Festas dos alunos e da professora do 1º ano.

Instruções:
Para jogar este jogo é necessário ter uma espécie de “pião” com quatro faces planas que se chama rapa. Cada uma das faces tem gravada uma das seguintes letras: R – P - T e D.
O R significa rapa, o P, põe, o T, tira e o D, deixa.
Cada jogador faz rodar o rapa:
- Se sair a letra R, o jogador rapa (recolhe) todos os feijões que existam no meio da mesa.





- Se sair a P, o jogador põe só um dos seus feijões no centro da mesa.









- Se sair a T, o jogador tira só um dos feijões do centro da mesa.



- Se sair a letra D, o jogador deixa tudo como está, não põe nem tira nada.

Ganha o jogador que ficar com mais feijões.

2 comentários:

Anónimo disse...

Sem dúvida uma óptima ideia para a noite de Natal.
Agora lá em casa todos os "santos" dias tenho que "emprestar" feijões para os meus filhos jogarem e depois.... para variar pegam-se porque ganham os dois!!!!

BOM NATAL PARA OS MENINOS DO 1º ANO E PARA E PROFª IVA

mãe miguel maria

Anónimo disse...

Ficou muito giro...

Carolina Morais
Palma de Mallorca
Dia do Pai 2008