quarta-feira, 24 de outubro de 2007

" A galinha ruiva"

Depois de termos lido e analisado a versão portuguesa da lenda popular inglesa "A galinha ruiva" propôs-se aos alunos do 4.º ano que criassem um texto original adaptando a lição/moral da referida lenda a outra situação.


Pardaleco e os seus amigos

Era uma vez um pássaro chamado Pardaleco, o Inverno aproximava-se muito rapidamente...
O Pardaleco queria fazer um ninho, mas dava muito trabalho, então decidiu pedir ajuda aos seus amigos Soneca e Pica-pau.
O Pardaleco foi logo ter com eles e perguntou:
- Amigos, podem ajudar-me a construir um ninho?
- Não, acho que vou descansar! - disse o Soneca.
- Eu?! Eu não, agora vou cuidar dos meus filhotes. - respondeu o Pica-pau.
Ninguém quis ajudar o Pardaleco, então ele decidiu fazer tudo sozinho: apanhou muitos paus, muitas folhas, muitos raminhos e construiu um lindo e confortável ninho.
O Pardaleco passou o Inverno quentinho no seu ninho e o Soneca e o Pica-pau bem espreitavam, mas o seu Inverno foi bem mais frio e triste, pois não tinham um ninho onde estar com os seus filhotes. Marta

1 comentário:

Anónimo disse...

Para uma professora linda com uma turma maravilhosa.Felicidades.