domingo, 20 de abril de 2008

"A montra da escola"

Em articulação com o programa de Matemática, a turma do 1º ano está a conhecer o dinheiro.
Com a colaboração dos pais, os alunos fizeram o recorte de notas e moedas em cartolina e guardaram-nas num envelope para o seu manuseamento em diversas situações lúdicas de aprendizagem.

Assim, uma destas situações foi a criação de uma mini loja de material escolar, onde estavam "à venda " diversos objectos escolares, tais como estojo, mochila, livros, dicionário, régua, cola, tesoura, lápis, afia, caderno e caneta.Todos estes objectos tinham o preço marcado. Desta forma os alunos iriam simular situações de compras, no seu dia-a-dia.
Alternadamente, todos os alunos estiveram nas posições de vendedor e cliente, resolvendo as situações problemáticas que lhes eram propostas. Estes desafios estavam relacionados com o uso do dinheiro tais como soma de despesas, trocos, comparação de preços, etc.

Seguem-se algumas das situações propostas que foram registadas e resolvidas pelos alunos no caderno:
1-O Diogo comprou o caderno e a caneta. Quanto pagou pelas duas coisas, no total?
2- O Miguel precisa de cola para fazer um trabalho de Expressão Plástica mas só tem uma moeda de 2 euros.Quanto tem que receber de troco?
3- O Mauro gosta muito que a mãe lhe leia à noite, antes de adormecer e tem juntado dinheiro para comprar o livro "Os mais belos contos de fadas". Ainda lhe faltam 5 euros para poder comprar o livro. Quanto dinheiro é que o Mauro já conseguiu juntar?
4- O Pedro comprou um afia e pagou com uma moeda de 50 cent.Quanto é que recebeu de troco?
5- O Paulinho está indeciso entre comprar uma capa nova para colocar os seus trabalhinhos ou o livro "Abc dos bichos". Qual é a diferença entre o preço da capa e o do livro?
6- O António adora o Spiderman e quer comprar a mochila com este seu herói.Pagou-a com uma nota de 20 euros. Quanto recebeu de troco?
7- O Edu quer medir um lápis mas precisa de uma régua. Ela custa 50 cent euros mas ele só tem moedas de 20 e 10 cent. Como pode ele pagar a despesa?
8- O João comprou o dicionário e uma caixa de lápis de cor.Quanto pagou ele por estas duas coisas, no total?
9- O Filipe comprou a tesoura. Que moedas pôde ele dar para efectuar a compra?

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa!!! É uma boa maneira de aprender a lidar com os euros.
Beijocas muito grandes...

Anónimo disse...

Eu depois respondo. vou pensar mais um bocado.
bjs