sexta-feira, 9 de maio de 2008

Viagem de Estudo a Guimarães

Esta viagem surgiu enquadrada no programa da disciplina de Estudo do Meio, em que, ao estudarmos o nascimento de Portugal , falámos, incontornavelmente, do nosso Primeiro Rei - D. Afonso Henriques - e do Castelo de Guimarães como berço da nacionalidade.

O clima não estava ideal, mas de qualquer das formas a visita correu muitíssimo bem como se pode constatar pelo depoimento da Teresa:


Visita a Guimarães

No passado dia 21 de Abril eu e os meus colegas (o 4ºano) fomos a Guimarães em visita de estudo, acompanhados pela nossa professora e por uma funcionária, a Irene.
Visitámos o Palácio dos Duques de Bragança, que tem, entre outras coisas, uma pequena capela com lindos vitrais e cadeirões, onde os Duques se sentavam para assistir à missa. Nessa visita guiada pudemos ver quartos e salões com lindíssimo mobiliário e tapeçarias que mostram cenas importantes da história de Portugal. O Palácio tem 39 chaminés, que correspondem a 39 lareiras. As janelas têm pedras laterais, que se chamam “namoradeiras” onde as pessoas se sentavam a conversar enquanto apreciavam a paisagem.
Ficámos também a saber que este Palácio foi mandado reconstruir por Salazar, na altura do Estado Novo.
De seguida entramos na Capela onde está a Pia Baptismal onde, muito provavelmente, terá sido baptizado D. Afonso Henriques. Depois fomos visitar as ruínas do Castelo de Guimarães onde viveu e lutou o nosso primeiro Rei. Subimos às muralhas, mas tivemos de ter muito cuidado para não cair!
O nosso próximo destino foi o Teleférico da Penha, foi a primeira vez que eu andei naquele teleférico e gostei muito! Subimos, almoçámos no Parque da Penha e depois voltamos a descer. Entrámos na nossa carrinha e voltamos para o Porto, para o nosso colégio.
Foi um dia bem passado!
Maria Teresa, 4º ano

10 comentários:

Anónimo disse...

Como sempre o vosso colégio proporciona actividades excelentes. Aproveitem...
Beijinhos muito grandes

Master M Desconhecido disse...

A Teresa fez uma boa composição :P!

Master M

Rui Santos disse...

Olá Pedro! Também axo :P!

Master M Desconhecido disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Master M Desconhecido disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Master M Desconhecido disse...

ainda bem que as provas correram bem!

Rui Santos disse...

Pois é!

Rui

Anónimo disse...

Espero que as provas tenham corrido bem. Boa sorte para as provas de 3ªfeira. BEIJINHOS GRANDES

Master M Desconhecido disse...

podem por mais algo no site da escola??agora isto esta parado.podiam por alguma coisa

Anónimo disse...

Então as fotos da festa de finalistas??? Beijinhos doces e que a vossa próxima etapa corra bem, desejo-vos as maiores felicidades.