terça-feira, 4 de março de 2008

Actividade de Escrita Criativa - Fevereiro de 2008

Partindo da simples palavra " Se"os alunos criaram pequenos textos, alguns quase poéticos, mas todos imaginativos, como só um "Se" pode ser. Eis aqui alguns desses textos.

Se...
Se eu fosse uma flor, seria uma margarida branca e amarela, as cores mais belas.
Se eu fosse uma cor, seria cor-de-laranja para pintar o pôr-do-sol.
Se eu fosse um lugar, seria um jardim verde cheio de flores.
Se eu fosse um objecto, seria uma mochila para que todas as crianças me levassem à escola para aprender.
Se eu fosse uma história, seria uma história de encantar com um final feliz.
Se eu fosse um fruto, seria um quivi para ser plantado em países quentes como o Brasil.

Marta Carraca, 4º ano

Se...
Se eu fosse uma flor, seria uma rosa vermelha que brilhava ao sol com toda a alegria.
Se eu fosse uma cor, seria azul, pois tudo o que eu gosto está ligado ao azul.
Se eu fosse um lugar, seria a minha casa e a da minha avó, pois é nelas que eu tenho as minhas melhores recordações.
Se eu fosse um sentimento, seria a felicidade porque tornava as pessoas felizes.
Se eu fosse um objecto, seria um coração que simboliza a felicidade.
Se eu fosse uma história, seria uma bem alegre para pôr todos a rir.
Se eu fosse um fruto, seria um morango porque é um fruto alegre.

Joaquim Rua, 4º ano

Se...
Se eu fosse uma flor, seria uma túlipa, mas uma túlipa especial, com todas as cores do arco-íris.
Se eu fosse uma cor seria o azul do mar e do céu.
Se eu fosse um lugar, seria um lago calmo e tranquilo no meio de um campo.
Se eu fosse um sentimento, seria a alegria para nunca ficar triste ou zangado.
Se eu fosse um objecto, seria um globo para conhecer os quatro cantos do mundo.
Se eu fosse uma história, seria uma história de mistérios e aventuras.
Se eu fosse um fruto. seria um morango delicioso e brilhante ou uma manga bem amarela como o sol.

Rui Santos, 4º ano

Se...
Se eu fosse uma flor, seria uma margarida cor-de-rosa como o algodão doce.
Se eu fosse uma cor, seria cor-de-laranja tal e qual uma laranja.
Se eu fosse um sentimento, seria a alegria para estar sempre a sorrir e a espalhar a alegria por todo o lado.
Se eu fosse um objecto, seria uma caixinha de música e eu era a bailarina que dançaria dentro dela.
Se eu fosse uma história, seria uma história de reis e rainhas em palácios e palacetes.
Se eu fosse um fruto, seria uma framboesa bem vermelha e docinha!

Maria Maia, 4º ano

9 comentários:

Anónimo disse...

Uau!! Textos muito criativos e poéticos! Parabéns aos escritores!
Continuem...

Anónimo disse...

MUITO GIRO!!! UM DIA AINDA VIRÃO A SER UNS GRANDES POETAS!!!

PARABÉNS Á PROF.SANDRA POR SER UMA PROF.TÃO SIMPÁTICA E AMIGA

Anónimo disse...

FINALMENTE...
É BOM SABER QUE O BLOG AINDA ESTÁ VIVO!!!!

Anónimo disse...

Certamente que estes são apenas alguns dos textos maravilhosos que a turma escreveu.
Estes alunos são maravilhosos!
Parabéns professora Sandra por lhes proporcionar bons momentos de aprendizagem!

Anónimo disse...

Parabés.Os textos estão muito giros. Também queria desejar os PARABÉNS á prof.Sandra

Anónimo disse...

Muito giro e poético...

Estão todos de parabéns

Anónimo disse...

Os vossos trabalhos estao lindissimos, parecem uns verdadeiros poetas. Um beijinho à professora Sandra.

Anónimo disse...

Que bom terem voltado a activar o blog. Os textos estão muito giros! Estou ansiosa por ver mais novidades!!!! PARABÉNS A TODOS!

Master M Desconhecido disse...

ya.é pena é não ter lá o meu.

Master M desconhecido!